Buraco Negro. Flora Assumpção e Renato Pera. 350m2. 2007



BURACO NEGRO, 2007
Flora Assumpção e Renato Pera

O projeto Buraco Negro foi realizado a convite dirigido ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, pelo grupo Casamoda, que designou alunos para intervirem no espaço destinado a um evento de moda ocorrido em novembro de 2007.

Este projeto de site-specific ocupa uma área de 350m2 aproximadamente e consiste no corte em duas partes distintas de um dos cômodos do interior de uma casa, simulando a presença de um buraco.

O corte foi realizado através da redução do pé direito numa área delimitada pela construção de uma plataforma de 0,65m de altura. Toda a plataforma foi revestida por asfalto preto e as paredes e teto neste elevado foram revestidos de tinta asfáltica preta. O pé direito reduzido passou a medir 2,25m. Esta altura foi calculada para que as modelos deste evento de moda estivessem desfilando com a cabeça a um palmo do teto, como se o teto as estivesse comprimindo ou sendo engolidas pelo ‘buraco negro’.

O desenho sugere o recorte de uma casa, o que é evidenciado pelo espaço da entrada da casa (na maquete acima é o espaço de cor branca) que foi preservado com o pé direito original de 3m. Toda a entrada permaneceu da maneira em que se encontrava usualmente, respeitando a pintura das paredes e o piso de madeira.


* TODOS OS TEXTOS FORAM REVISADOS E ALTERADOS POR FLORA ASSUMPÇÃO E PODEM CONTER IDÉIAS, PALAVRAS OU TERMOS COM OS QUAIS RENATO PERA NÃO CONCORDE.