Backlights, impressão digital, madeira, vinil adesivo.
16º Encontro de Artes Plásticas e Atibaia (SP). Prêmio aquisitivo Destaque do Júri.
Foto acima: Theo Craveiro
Foto acima: Theo Craveiro
Backlights, impressão digital, cartazes lambe-lambe (garrafas), madeira, vinil adesivo.
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC - Anexo). USP. São Paulo
Instalação para documentação dos PROJETOS 60%OFF E OFF _ 2007
Flora Assumpção e Renato Pera
Esta proposta consiste em uma instalação que possibilite a documentação dos projetos 60%OFF (junho a julho de 2006) e OFF (setembro a dezembro de 2006).
Propõe-se com esta instalação um desdobramento dos projetos, que tenha a função de documentação, mas que também articule, em sua forma, os conteúdos e as reflexões investidos na realização dos projetos, comunicando-os a novos publicos.
Consideramos que esta proposta se insere no debate existente sobre a inserção da arte no espaço público e que a multiplicidade de meios e conteúdos que caracteriza a forma de 60%OFF e OFF, são próprias da configuração desses trabalhos enquanto projetos.
A primeira instalação foi realizada no 16o. Encontro de Artes Plásticas de Atibaia e a segunda, na 16a. Mostra Visualidade Nascente, no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP).
A primeira instalação foi realizada no 16o. Encontro de Artes Plásticas de Atibaia e a segunda, na 16a. Mostra Visualidade Nascente, no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP).
Conceito dos projetos:
Os projetos 60%OFF e OFF configuram propostas artísticas de reflexão sobre espaços e eventos da Universidade de São Paulo, Campus da Capital. Ambos foram realizados no ano de 2006.
O contexto escolhido (USP/ 2006) deve-se à proliferação de eventos em comemoração aos aniversários de fundação dos institutos de ensino da universidade. Interessou particularmente a comemoração dos 40 anos da Escola de comunicações e Artes (ECA-USP) e dos 60 anos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), que serviram de motivos para os desenhos dos projetos.
A intenção foi inserir, no debate existente sobre o caráter público das esferas da vivência nesta universidade (políticas estudantis, espaços cotidianos, apoios oriundos das fundações privadas, a suposta diversidade dos públicos que frequentam a universidade, ...) um elemento provocativo, que se formulasse a partir de um eixo poético e de pesquisa da linguagem, e que, sobretudo, não fosse conclusivo, mas gerasse a dúvida.
A organização dos projetos se deu através de ações interligadas e devidamente mapeadas para o público acompanhá-las. Estas ações constituem, particularizadas, a reflexão sobre os próprios contextos em que se inserem; integradas, conferem a unidade e a forma dos projetos.
* TODOS OS TEXTOS FORAM REVISADOS E ALTERADOS POR FLORA ASSUMPÇÃO E PODEM CONTER IDÉIAS, PALAVRAS OU TERMOS COM OS QUAIS RENATO PERA NÃO CONCORDE.