Documentação dos Projetos 60%OFF e OFF. Flora Assumpção e Renato Pera. 2007

 Backlights, impressão digital, madeira, vinil adesivo.
16º Encontro de Artes Plásticas e Atibaia (SP). Prêmio aquisitivo Destaque do Júri.


Foto acima: Theo Craveiro

 
Foto acima: Theo Craveiro



Backlights, impressão digital, cartazes lambe-lambe (garrafas), madeira, vinil adesivo.
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC - Anexo). USP. São Paulo



Instalação para documentação dos PROJETOS 60%OFF E OFF _ 2007
Flora Assumpção e Renato Pera

Esta proposta consiste em uma instalação que possibilite a documentação dos projetos 60%OFF (junho a julho de 2006) e OFF (setembro a dezembro de 2006).

Propõe-se com esta instalação um desdobramento dos projetos, que tenha a função de documentação, mas que também articule, em sua forma, os conteúdos e as reflexões investidos na realização dos projetos, comunicando-os a novos publicos.

Consideramos que esta proposta se insere no debate existente sobre a inserção da arte no espaço público e que a multiplicidade de meios e conteúdos que caracteriza a forma de 60%OFF e OFF, são próprias da configuração desses trabalhos enquanto projetos.

A primeira instalação foi realizada no 16o. Encontro de Artes Plásticas de Atibaia e a segunda, na 16a. Mostra Visualidade Nascente, no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP).


Conceito dos projetos:

Os projetos 60%OFF e OFF configuram propostas artísticas de reflexão sobre espaços e eventos da Universidade de São Paulo, Campus da Capital. Ambos foram realizados no ano de 2006.

O contexto escolhido (USP/ 2006) deve-se à proliferação de eventos em comemoração aos aniversários de fundação dos institutos de ensino da universidade. Interessou particularmente a comemoração dos 40 anos da Escola de comunicações e Artes (ECA-USP) e dos 60 anos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), que serviram de motivos para os desenhos dos projetos.

A intenção foi inserir, no debate existente sobre o caráter público das esferas da vivência nesta universidade (políticas estudantis, espaços cotidianos, apoios oriundos das fundações privadas, a suposta diversidade dos públicos que frequentam a universidade, ...) um elemento provocativo, que se formulasse a partir de um eixo poético e de pesquisa da linguagem, e que, sobretudo, não fosse conclusivo, mas gerasse a dúvida.

A organização dos projetos se deu através de ações interligadas e devidamente mapeadas para o público acompanhá-las. Estas ações constituem, particularizadas, a reflexão sobre os próprios contextos em que se inserem; integradas, conferem a unidade e a forma dos projetos.


* TODOS OS TEXTOS FORAM REVISADOS E ALTERADOS POR FLORA ASSUMPÇÃO E PODEM CONTER IDÉIAS, PALAVRAS OU TERMOS COM OS QUAIS RENATO PERA NÃO CONCORDE.