CROTALUS, 2008
Flora Assumpção e Renato Pera
Projeto de Flora Assumpção e Renato Pera, desenvolvido especificamente para o pátio da Galeria Emma Thomas.
CROTALUS é uma serpente constritora gigante, que permanece estática e alerta e envolve e domina o espaço físico do pátio da Galeria Emma Thomas, assim como as pessoas que circulam pelo espaço. Esta serpente é dotada de escamas pontiagudas que apontam para o observador enquanto este percorre o trabalho.
Na terminologia científica, CROTALUS refere-se às cobras cascavéis (Crotalus durissus), cascudas, não-constritoras, mas peçonhentas e com botes velozes. Esta referência à Crotalus durissus reafirma as características desta serpente real atribuídas à serpente CROTALUS da ficção, enfatizando o potencial de risco iminente.
Na versão I, a cabeça da serpente CROTALUS foi desenhada com luz projetada, para que a cabeça luminosa conferisse à serpente o caráter de aparição fantástica. Esta parte do trabalho aconteceu apenas durante a noite de abertura da exposição.
Na versão II, a cabeça da serpente muda sua localização no espaço do pátio e é realizada em desenho impresso, de modo a dominar o espaço também à luz do dia. Esta versão permaneceu no pátio da galeria de outubro de 2008 a fevereiro de 2009.
* TODOS OS TEXTOS FORAM REVISADOS E ALTERADOS POR FLORA ASSUMPÇÃO E PODEM CONTER IDÉIAS, PALAVRAS OU TERMOS COM OS QUAIS RENATO PERA NÃO CONCORDE.