COACOALCO (En la casa de la Serpiente), 2009
Flora Assumpção e Renato Pera
COACOALCO (En la casa de la Serpiente) consiste na ocupação do espaço do vão debaixo da escada de uma casa, local geralmente escuro e abandonado, fora do alcance da vista, que freqüentemente é feito depósito de objetos pouco usados ou esquecidos.
O espaço é ocupado pelo desenho de uma serpente, realizado em backlight (85,5 x 78 x 20 cm) com intensa luz verde posicionado abaixo dos primeiros cinco degraus desta escada, que é elemento arquitetônico já presente no espaço expositivo.
A relação do desenho da serpente com esta situação particular da arquitetura (o "debaixo da escada") cria um ambiente ficcional onde acontece um encontro insólito.
Trata-se de uma casa, um ambiente doméstico, que abriga a ‘casa’ (ninho) de uma serpente.
Coacoalco, expressão náuatle (nahuatl, língua utilizada pelos astecas), significa "en la casa de la serpiente" e confere propriedade e domínio do espaço à serpente.
A serpente se apropria do local e sente seu território ameaçado por quem se aproxime.
É neste momento que se encontra a serpente em Coacoalco. A serpente encara quem passa e se mostra duplamente alerta ao apontar sua língua viscosa e comprida, ao espectador, repelindo-o repulsivamente. A criatura está alerta a qualquer movimento que ocorra; cada pessoa que passe pela escada será percebida e vigiada. Qualquer movimento em falso receberá uma reação. O bote é uma potencialidade iminente.
Pois que a serpente, ao mesmo tempo, está tranqüila e ciente de sua própria periculosidade. O guizo e suas escamas pontiagudas, em desenho rigorosamente construído, conferem aspereza cascuda ao corpo do animal, tornando-o um mecanismo de fio cortante, cuja periculosidade é tátil e sentida visualmente.
A atmosfera poética deste encontro insólito e perigoso é proporcionada pelo artifício da construção do desenho do projeto. O desenho é calculado para ser belo e atraente devido à forte luminosidade na cor verde e a agressividade da serpente é conferida pelo extremo rigor de sua construção gráfica.
* TODOS OS TEXTOS FORAM REVISADOS E ALTERADOS POR FLORA ASSUMPÇÃO E PODEM CONTER IDÉIAS, PALAVRAS OU TERMOS COM OS QUAIS RENATO PERA NÃO CONCORDE.