As Criaturas dos Espelhos (depois de Borges). 2010-2011
Fotos acima: Flávio Lamenha
As Criaturas dos Espelhos (depois de Borges), com Mboitatás I, II e III. (2010-2011) 3m². Exposição individual. Galeria Emma Thomas. SP Última foto acima: Alírio de Castro
FLORA ASSUMPÇÃO. 1983, MG. Trabalha entre Recife e São Paulo.
Artista graduada (2008), mestre (2014) e doutora pela ECA-USP (2019). Trabalha com desenho, pintura, gravura, objetos, instalações e intervenções urbanas. Sua obra aborda temáticas relacionadas ao elemento natural e ao fantástico (sobrenatural), numa tentativa de reflexão sobre a atuação do humano diante do mundo natural, debatendo a relação entre natureza e cultura.
Recebeu os prêmios Funarte Arte Monumento Brasil2016, ArteRef 2013, 1o Prêmio X Salão Elke Hering-SC 2012, Prêmio do Júri-XVI Encontro de Artes Atibaia e o 1o Prêmio Nascente 12. Realizou exposições individuais na Espanha e no Brasil no Museu da Energia-SP, Oficina Cultural Oswald de Andrade-SP, MAMAM e Galeria Janete Costa-PE, Pinacoteca da UFAL, SESC-SP e PE, SESI-SP e Galeria Emma Thomas e diversas coletivas no Brasil, EUA, Japão, Portugal e Argentina. Possui obras em acervos institucionais no Brasil, Espanha, Portugal e China.
EMAIL: florassumpcao@yahoo.com.br